Política de Privacidade

Mynextcar.pt- Declaração de Privacidade

Atualizado pela última vez em 05 de Janeiro de 2022. 

Preocupamo-nos com a sua privacidade e comprometemo-nos a proteger os seus dados pessoais. Esta declaração de confidencialidade informá-lo-á sobre a forma como tratamos os seus dados pessoais, os seus direitos à privacidade e de que forma a lei o protege. Queira ler com atenção esta declaração de privacidade antes de utilizar os nossos Serviços.

 

1.   Que dados recolhemos sobre si?

  • Dados fornecidos através de interações directas

Registo e demais informação relativa à conta

Ao registar-se para utilizar os nossos Serviços podemos recolher a seguinte informação sobre si:

  • se se registar diretamente na nossa plataforma ser-lhe-á pedido que forneça o seu email;
  • se se registar através da sua conta Google: o nome próprio, apelido e email e o URL para a sua imagem do perfil Google.
  • Se se registar através da sua conta de Facebook: nome próprio e apelido, consoante os da sua conta de Facebook, o respetivo email, a sua ID e o URL do Facebook para a sua imagem do respetivo perfil. Caso tenha dado autorização ao Facebook através da respetiva opção de privacidade da aplicação (que surge mesmo antes de se registar nos nossos Serviços), poderemos recolher dados sobre o seu género, idade ou email, dependendo da autorização que tiver concedido.
  • Se se registar através da sua Apple ID: o nome próprio, apelido e e-mail; poderá optar por partilhar o seu e-mail connosco ao aceder a sua conta da Apple.

Dependendo das escolhas que fizer ao iniciar a sessão (log in) nos nossos Serviços ou durante o processo de contratar os nossos Serviços, poderá optar por fornecer ainda os seguintes dados pessoais:

  • o seu nome;
  • email;
  • número de telemóvel;
  • número de identificação fiscal;
  • endereço postal particular;
  • os seus dados de pagamento, caso deseje utilizar os nossos serviços pagos, definidos nos nossos Termos de Utilização , os quais, dependendo do método de pagamento utilizado, incluem:
    • dados sobre o seu cartão de crédito (nome do titular, data de validade, tipo de cartão de crédito e os últimos quatro dígitos do seu cartão de crédito);
    • número de telemóvel;
    • o seu email.

Validação da sua conta Mynextcar.pt

Validamos as contas dos utilizadores do Mynextcar.pt através de uma verificação por SMS, a fim de garantir que cada conta está associada a um utilizador real e único. Este processo de validação inicia-se assim que publicar a sua primeira lista de anúncios nos nossos Serviços. De modo a validar a sua conta Mynextcar.pt antes de publicar a sua lista de anúncios, enviar-lhe-emos uma SMS para um número de telemóvel válido fornecido por si. Este processo é integralmente gratuito.

Se não concordar com a validação da sua conta, a mesma permanecerá activa e poderá utilizar os nossos Serviços com funcionalidades limitadas. Esta funcionalidade limitada de uma conta significa que não pode publicar novas listas de anúncios ou editar, promover, prolongar, reativar, desativar ou apagar listas de anúncios existentes até a sua conta ter sido verificada por SMS. Não poderá igualmente receber ou responder a quaisquer mensagens de outros utilizadores.

Caso crie diversas contas no Mynextcar.pt usando o mesmo número de telemóvel e validar todas essas contas através de verificação por SMS, as mesmas terão funcionalidades limitadas e solicitar-lhe-emos que escolha uma delas.  A conta que escolher recuperará todas as funcionalidades e as restantes contas continuarão a ter funcionalidades limitadas.

Qualquer utilizador pode solicitar o total de 5 mensagens por SMS com códigos de verificação, num período de 24 horas. A validação da conta é efetuada uma única vez para cada conta, até ser verificada com sucesso pelo utilizador.

Após ter validado a sua conta Mynextcar.pt esta manter-se-á associada ao número de telemóvel utilizado para a verificação por SMS. Se quiser alterar o número de telemóvel associado à sua conta  deve contactar a nossa equipa.

 

Registo de chamadas telefónicas com as nossas equipas de clientes e vendas

Quando nos contacta através de telefone ou escolhe ser contactado por telefone por um dos nossos representantes do Apoio ao Cliente, gravamos ocasionalmente a conversa, dependendo do seu consentimento expresso, a fim de melhorar o nosso modo de interagir com o cliente.

Gravação áudio e vídeo para estudos específicos sobre interação com clientes

Quando nos presta o seu consentimento expresso para a finalidade de participar em estudos de interação ocasionalmente organizados pelo Mynextcar.pt gravaremos a sua interação com a nossa equipa. Para cada estudo organizado pelo Mynextcar.pt dar-lhe-emos informações específicas sobre a forma como processamos os seus dados pessoais e qual o objetivo do estudo.

Participar nos nossos inquéritos aos utilizadores

Apresentar-lhe-emos ocasionalmente os nossos inquéritos ao utilizador a fim de avaliar a satisfação global com a qualidade dos nossos Serviços. Com esta finalidade, usaremos apenas uma sessão (trata-se de um identificador aleatório que lhe é atribuído ao descarregar a nossa aplicação móvel ou quando visita o nosso website).

Além disso, pode optar por nos fornecer os seus dados de contacto, como o seu email e número de telemóvel, se lhos solicitarmos a fim de poder contactá-lo e convidá-lo a participar num dos nossos testes de avaliação da experiência de utilizador (UX) ou numa entrevista com a nossa equipa. Tenha presente que a informação que nos fornecer relacionada com as perguntas do nosso inquérito pode ocasionalmente conter dados pessoais voluntariamente fornecidos por si nas suas respostas.

Sistema de avaliação do utilizador (qualificação e feedback)

Recolhemos informação sobre a sua avaliação e qualificação relacionada com a interação com outros utilizadores, mas também sobre a avaliação que recebe de outros utilizadores, a fim de avaliar a satisfação do utilizador relativamente à experiência transacional e garantir um nível de comunicação ótimo e eficiente entre utilizadores, bem como para verificar e impedir ações e comportamentos indevidos no contexto da atividade desempenhada pelos nossos Serviços. Esta informação permite-nos tomar as medidas necessárias e adequadas visando manter elevados padrões no fornecimento dos nossos Serviços.

Informação sobre o perfil do Comprador

Utilizamos informações sobre o comportamento dos utilizadores que atuam como Compradores, em relação a cada anúncio acedido, para obter um perfil de cada Comprador e para apresentar este perfil aos utilizadores que atuam como Vendedores, para que estes possam obter uma imagem fidedigna dos interesses dos Compradores e possam concluir uma transação nas melhores condições possíveis.

Assim, sempre que um Comprador, estando conectado á sua conta do Mynextcar.pt, interage ou tem um comportamento ativo sobre um determinado anúncio através de  uma das seguintes formas: (i) uma mensagem é enviada pelo Comprador Potencial Vendedor através do formulário de contato ou (ii) o número de telefone é revelado ao Vendedor, se for incluído no anúncio, ou (iii) fazendo uma chamada telefónica ao Vendedor, ou (iv) o anúncio do Vendedor tenha sido por si adicionado à sua lista de anúncios guardados ou favoritos, mostraremos o perfil do Comprador ao Vendedor. Na Secção 8, encontrará mais detalhe sobre as informações que divulgamos aos Vendedores.

 

  • Dados que recolhemos automaticamente quando usa os nossos Serviços

Ao utilizar os nossos Serviços recolhemos automaticamente a seguinte informação sobre si:

Informação sobre o dispositivo

  • Recolhemos informação específica sobre o dispositivo, como a versão do sistema operativo, identificadores específicos. Por exemplo, o nome da rede móvel que utiliza, o seu endereço IP, as definições de idioma do seu dispositivo, marca e tipo do mesmo, sistema operativo e versão do mesmo, tipo e versão do navegador (browser) e informação específica sobre o software do dispositivo, tal como fontes, fuso horário do sistema e navegador, formatos vídeo e áudio disponíveis. Se tiver iniciado uma sessão (logged in), associamos os identificadores do dispositivo à sua conta Mynextcar.pt.

Informação da localização

  • Dependendo das permissões do seu dispositivo, se publicar um item nos nossos Serviços, recolhemos e processamos automaticamente informação sobre a sua localização atual. Recorremos a diversas tecnologias para identificar a sua localização, incluindo o endereço IP, GPS, pontos de acesso Wi-Fi e torres de telecomunicações móveis. Os dados da sua localização permitem-lhe ver os itens de um utilizador perto de si e ajudam-no a publicar itens perto de si. No caso de precisarmos de dados sobre a sua localização mostrar-lhe-emos primeiro uma janela de sobreposição (pop-up) que lhe permitirá autorizar-nos ou não a aceder à sua localização. Se não nos permitir aceder à sua localização continuará a poder utilizar os nossos Serviços, embora com funcionalidades limitadas. Se nos permitir aceder à sua localização, pode sempre alterar posteriormente esta escolha nas definições no nossos website ou aplicação móvel e desativar as autorizações relacionadas com a partilha de localização. Para consultar mais informação sobre o objetivo de usar os dados sobre a sua localização e a forma como os processamos, queira dirigir.se à secção 4.2 (ii) desta Declaração de Privacidade.

Dados sobre o registo e o Cliente

  • Pormenores técnicos, incluindo o endereço do Protocolo de Internet (IP) do seu dispositivo, fuso horário e sistema operativo. Armazenaremos igualmente informação sobre o seu login (data de registo, data da última alteração da palavra-passe, data do último login bem sucedido), tipo e versão do seu navegador.

Dados sobre sequência de cliques

  • Recolhemos nos nossos Serviços informação sobre a sua atividade, a qual inclui os sites a partir dos quais acedeu aos nossos Serviços, data e carimbo temporal de cada visita, pesquisas que efetuou, listas de anúncios ou bandas publicitárias em que clicou, a sua interação com os mesmos ou com as listas de anúncios, duração da sua visita e a ordem pela qual visitou o conteúdo nos nossos Serviços.

Cookies e tecnologia similar

  • Usamos cookies para gerir as sessões dos nossos utilizadores, para armazenar as suas preferências, o idioma preferido e mostrar-lhe anúncios relevantes. As cookies são pequenos ficheiros de texto transferidos por um servidor Web para o disco rígido do seu dispositivo. Podem ser usadas para recolher a data e o tempo da sua visita, o historial da sua navegação, as suas preferências e o seu nome de utilizador (username). Pode definir o seu navegador para recusar todas ou algumas cookies ou para o alertar quando os websites definem ou têm acesso às cookies. Se desativar ou recusar cookies, não se esqueça de que algumas partes dos nossos Serviços ficam inacessíveis ou não funcionam adequadamente. Na Secção 8 encontrará mais informação sobre a forma como partilhamos esta informação com fornecedores analíticos e parceiros publicitários.

Recebemos dados pessoais sobre si de diversas fontes públicas e terceiras que podemos conjugar ou ligar aos dados pessoais que recolhemos sobre si através dos nossos Serviços. Aqui se inclui, nomeadamente, a seguinte informação:

  • se se registar através da sua conta Google recebemos o email ligado à referida conta (para criar a sua conta Mynextcar.pt e para lhe enviar notificações do sistema e mensagens comerciais), a sua ID Google e o seu nome completo (utilizado como username quando usa os nossos Serviços) e o URL para a sua imagem de perfil (para criar a imagem de perfil da sua conta Mynextcar.pt)
  • se se registar através da sua conta de Facebook recebemos o email ligado à referida conta (para criar a sua conta Mynextcar.pt e para lhe enviar notificações do sistema e mensagens comerciais), e a informação do seu perfil público, incluindo a sua ID Facebook e o seu nome próprio e apelido (utilizado como username quando usa os nossos Serviços) e o URL para a sua imagem de perfil do Facebook (para criar a imagem de perfil da sua conta Mynextcar.pt),
  • Determinada informação técnica e de utilização de fornecedores analíticos, tais como Google Analytics 360, para fins estatísticos e para analisar a utilização dos nossos Serviços, melhorá-los e para comercialização online (mais informações sobre este assunto na Secção 8);
  • Se decidir armazenar connosco os detalhes do seu cartão de pagamento, recebemos os seguintes pormenores relacionados com o seu cartão dos nossos parceiros de pagamento, tais como eupago e HiPay: nome próprio e apelido, data de validade, os últimos 4 dígitos do número do cartão;
  • as autoridades governamentais fornecem-nos o nome de utilizador (username), número de telefone e email quando solicitam ao Mynextcar.pt que efetue verificações ou lhes forneça mais dados no contexto da prevenção de atividades fraudulentas.

3.              Recolhemos dados de crianças?

Os nossos serviços não se destinam a crianças menores de 16 anos e não recolhemos conscientemente dados de ninguém com menos de 18 anos. Se tomarmos consciência de que uma pessoa com menos de 16 anos nos forneceu dados pessoais apagá-los-emos imediatamente.

4.              Porque processamos os seus dados pessoais?

Só usamos os seus dados pessoais quando a lei no-lo permite. A maioria das vezes utilizaremos os seus dados pessoais nas seguintes circunstâncias:

  • quando precisamos de executar o contrato que vamos celebrar ou celebrámos consigo;
  • quando é necessário no nosso legítimo interesse, por exemplo, para melhorar os nossos Serviços e torná-los mais seguros, e acreditamos que os nossos legítimos interesses não se sobrepõem aos seus nem aos seus direitos, liberdades e garantias fundamentais;
  • quando precisamos de cumprir uma obrigação legal ou regulamentar.

Em determinadas circunstâncias podemos ainda processar os seus dados pessoais baseados no seu consentimento. Se o fizermos, informá-lo-emos do objetivo e da categoria dos dados pessoais que iremos processar quando lhe pedirmos consentimento.

Infra descrevemos os motivos pelos quais usamos os seus dados pessoais e quais as bases legais que nos permitem fazê-lo. Quando adequado, identificámos igualmente quais os nossos interesses legítimos.

  • Para permitir acesso e prestar Serviços
  • Se iniciar uma sessão usando o seu número de telemóvel ou ID de email, usamos o seu nome próprio e apelido, número de telemóvel e/ou endereço eletrónico para identificá-lo como utilizador e permitir-lhe acesso aos nossos Serviços.
  • Utilizamos serviços de pagamento de terceiros para processar todos os seus pagamentos pelos nossos Serviços. Dependendo do método de pagamento usado, pode ser-lhe pedido que nos forneça os seus dados de pagamento e do cartão de crédito, os quais forneceremos depois ao fornecedor de serviço de pagamento, a fim de processar o seu pagamento. Não armazenamos a informação do seu cartão de crédito salvo se escolher a opção de armazená-la, de modo a facilitar pagamentos recorrentes sem ter de adicionar novamente esses dados. Nestes casos, armazenamos apenas o nome do titular, data de validade, tipo de cartão de crédito e os respetivos últimos quatro dígitos. Não armazenamos nenhuns valores de verificação do código do cartão de crédito e limitamo-nos a fornecer esses valores e o número do seu cartão de crédito de forma encriptada, com o objetivo de que o nosso fornecedor de serviço de pagamento possa processar o seu pagamento.
  • Utilizamos informações sobre o comportamento dos utilizadores que atuam como Compradores, em relação a cada anúncio acedido, para obter um perfil de cada Comprador e apresentar este perfil aos utilizadores que atuam como Vendedores, para que estes possam obter uma imagem exata dos interesses dos Compradores e possam concluir uma transação nas melhores condições.
  • Armazenamos os seus dados relacionados com experiência académica e profissional, competências, fotografias, profissionais quanto a emprego, bem como qualquer informação incluída no seu CV ou apresentada diretamente pelos seus empregadores através dos Serviços de modo a facilitar a sua comunicação direta e a transmissão destes dados a empregadores que publiquem anúncios de emprego na categoria "Empregos". A base legal para este processamento é a celebração e a execução do contrato entre o Mynextcar.pt e você, segundo o qual o Mynextcar.pt lhe pode fornecer os seus serviços relacionados com a categoria "Empregos".

Processamos a informação supracitada visando o desempenho adequado do nosso contrato consigo.

  • Para melhorar a sua experiência com os nossos Serviços
  • Usamos dados da sequência de cliques para:
  • lhe oferecer conteúdos personalizados, tais como resultados de pesquisa relevantes quando usa os nossos Serviços.
  • para identificar quanto tempo passa nos nossos Serviços e como neles navega, a fim de compreender os seus interesses e melhorar os nossos Serviços com base nestes dados. Podemos, por exemplo, fornecer-lhe sugestões sobre conteúdos que pode visitar, baseadas nos conteúdos em que clicou.
  • Se decidir fornecer-nos a sua localização, utilizamo-la com os seguintes objetivos:
  • para compilar informação anónima e agregada sobre as características e comportamento de utilizadores do Mynextcar.pt, incluindo com o objetivo de análise comercial, segmentação e desenvolvimento de perfis anónimos;
  • para reforçar o desempenho dos nossos Serviços e personalizar o conteúdo que lhe dirigimos. Por exemplo, com a ajuda de dados de localização exibimos listas de anúncios nas suas proximidades, a fim de melhorar a sua experiência de compra. Com este objetivo, o serviço Google Maps está integrado nos nossos Serviços. O Google Maps é facultado por nós, funcionando o Google como um controlador independente. Isto significa que tanto o Google como nós somos responsáveis pelo processamento da sua localização no contexto do Google Maps. De qualquer forma, não processaremos a sua localização com outro objetivo salvo os expressos nesta declaração de privacidade. 
  • Com a ajuda da informação relativa aos contactes da sua conta, a qual inclui o seu email e o número do seu telemóvel, inventariamos os diversos dispositivos (como o computador de secretária, telemóvel, tablete) que utiliza para aceder aos nossos Serviços. Isto permite-nos associar transversalmente a sua atividade nos nossos Serviços e ajuda-nos a fornecer-lhe uma experiência integrada, seja qual for o dispositivo que utilize.
  • Usamos as imagens que carrega e a descrição e preços que fornece na sua lista de anúncios para praticar modelos de aprendizagem automática visando personalizar resultados de pesquisa, relacionados com a classificação de anúncios e interesses do utilizador, para melhorar a função de pesquisa e aumentar a probabilidade de uma venda bem-sucedida. Isto ajuda-nos a melhorar os nossos Serviços e a fornecer-lhe uma melhor experiência de utilizador.
  • Para mostrar e recomendar listas de anúncios nos nossos Serviços que possam interessar-lhe usamos algoritmos que usam informação relacionada com o comportamento da sua navegação, itens que adquiriu, dados de sequência de cliques, a sua ID de utilizador e a sua localização, se nos tiver autorizado a usá-los. Recorremos a esta forma de tomada de decisões automática baseados nos nossos interesses legítimos de melhorar os nossos Serviços e a experiência do utilizador, disponibilizando-lhe listas de anúncios mais relevantes.
  • Acedemos e analisamos as suas mensagens de conversação com outros utilizadores realizadas no chat dos nossos Serviços para destacar produtos e lhe proporcionar uma melhor experiência como utilizador (por ex., para identificar itens vendidos e lhe fornecer apenas listas de anúncios ativos). Por conseguinte, desenvolvemos e preparamos modelos de aprendizagem automática e algoritmos para analisar automaticamente o conteúdo das suas conversações. Para criar e praticar os nossos modelos de aprendizagem automática, os nossos especialistas nesta matéria podem analisar manualmente conteúdos exemplificativos de conversação. Nestas circunstâncias, aplicam-se direitos de acesso altamente restritos a especialistas em aprendizagem automática selecionados que analisam o conteúdo da conversa. Durante este processo de análise, anonimizamos, tanto quanto possível, o conteúdo da conversa, aplicando um filtro de exploração para detetar e ocultar dados pessoais como nomes, números de telefone e endereços eletrónicos. Contudo, poderá haver casos que ultrapassam o nosso controlo, nos quais o conteúdo da conversa pode evidenciar determinados dados pessoais que você decidiu fornecer.
  • Usando a nossa sessão alongada (um identificador aleatório que lhe é atribuído quando descarrega a nossa aplicação móvel ou visita o nosso website), fornecer-lhe-emos ocasionalmente inquéritos ao utilizador visando identificar a sua satisfação com a qualidade dos nossos Serviços. Ao fornecer-lhe um inquérito poderemos simultaneamente solicitar-lhe o seu email ou número de telemóvel a fim de contactá-lo ou convidá-lo a participar num dos nossos testes de experiências de utilizador (UX) ou numa entrevista com a nossa equipa.
  • A fim de avaliar a satisfação do utilizador relativamente à sua experiência transacional e assegurar um nível de comunicação ótimo e eficaz entre utilizadores, bem como verificar e impedir ações e comportamentos impróprios no contexto da atividade desenvolvida pelos nossos Serviços, recolhemos informação sobre análises e avaliações sobre as interações entre utilizadores nos nossos Serviços; esta informação permite-nos tomar as medidas adequadas e necessárias para manter elevados padrões nos nossos Serviços.

Processamos a informação supracitada para um desempenho adequado do nosso contrato consigo e baseados no nosso interesse legítimo de melhorar a sua experiência nos nossos Serviços.

  • Para lhe fornecer Serviços seguros e protegidos
  1. Usamos o seu número de telemóvel, dados de registo e identificadores de dispositivos específicos para administrar e proteger os nossos Serviços (incluindo resolução de problemas, análise de dados, testes, prevenção de fraude, manutenção do sistema, apoio e alojamento de dados).
  2. Acedemos e analisamos as suas mensagens de conversação com outros utilizadores, realizada no chat dos nossos Serviços, para satisfação e segurança dos clientes e prevenção de fraude (por exemplo, bloquear spam ou mensagens abusivas que lhe possam ter sido enviadas por outros utilizadores). Consequentemente, desenvolvemos e intensificamos modelos de aprendizagem automática e algoritmos para nos ajudarem a detetar e impedir automaticamente comportamentos incorretos e fraudulentos de utilizadores. Durante o processo de análise e formação anonimizamos, tanto quanto possível, o conteúdo do chat, tornando indetetáveis valores de identificação particulares relacionados com os utilizadores. Contudo, poderá haver casos que ultrapassam o nosso controlo, nos quais o conteúdo da conversa pode evidenciar determinados dados pessoais que você decidiu fornecer. Apenas em casos e circunstâncias limitados é que os nossos especialistas em segurança e proteção do cliente analisam manualmente o conteúdo da conversa, por exemplo, se temos indícios fortes que nos levem a suspeitar de atividades fraudulentas iminentes. Nestas circunstâncias, aplicam-se direitos de acesso altamente restritos a especialistas em aprendizagem automática selecionados que analisam o conteúdo da conversação.
  • Para impedir e detetar fraudes nos nossos Serviços, usamos algoritmos que reconhecem comportamentos suspeitos ou fraudulentos de utilizadores, baseados em determinadas informações tais como a atividade do utilizador e o conteúdo publicado, que nos poderão levar a banir determinadas contas. A interdição automática acontece quando existe um elevado grau de certeza de que uma conta ou ação é fraudulenta. Caso contrário, procede-se à análise por especialistas selecionados em segurança do cliente, com base em direitos de acesso altamente restritos. Recorremos a esta forma de tomada de decisão automática baseados no nosso interesse legítimo de detetar e impedir a fraude e manter os nossos Serviços seguros e protegidos para os nossos utilizadores. Se considera que a sua coisa foi erradamente interditada pode contactar-nos através do nosso Formulário de Contacto em que a nossa equipa analisará a decisão de banir a sua conta.
  1. Recolhemos determinadas informações de e relacionadas com o dispositivo eletrónico através do qual acede aos nossos Serviços baseados no nosso legítimo interesse de impedir a fraude nos nossos Serviços. A informação que recolhemos inclui a sua ID de utilizador (dependendo se iniciou sessão), domínio do país do Mynextcar.pt, endereço IP, definições do idioma do dispositivo, marca e tipo do mesmo, sistema operativo e versão do mesmo, tipo e versão do navegador (browser) e informação específica sobre o software do dispositivo, tal como fontes, sistema e fuso horário do navegador. formatos vídeo e áudio disponíveis. A informação relacionada com o dispositivo é utilizada para identificar se o mesmo dispositivo é usado quando os utilizadores interagem com os nossos Serviços. Associamos essa informação com uma classificação de fraude do utilizador com base na qual podemos banir determinados utilizadores. 

Processamos a informação supracitada para um desempenho adequado do nosso contrato consigo e baseados no nosso interesse legítimo de impedir a fraude e melhorar a qualidade e eficácia global dos nossos Serviços.

  • Para promover e proporcionar-lhe Serviços que lhe podem interessar
    • Usamos o seu endereço eletrónico e número de telemóvel (por SMS) para lhe fazer sugestões e recomendações acerca de Serviços nossos que possam interessar-lhe.
    • Para lhe enviar comunicações por email com sugestões e recomendações sobre listas de anúncios ou sobre os nossos Serviços; usamos algoritmos que usam informação baseada nos seus dados de sequência de cliques. Dar-lhe-emos sempre a possibilidade de deixar de receber essas comunicações, incluindo um link para anular a subscrição. Recorremos a esta forma de tomada de decisões automática baseados nos nossos interesses legítimos de melhorar os nossos Serviços, aumentar o número de transações nos nossos Serviços e fornecer uma melhor experiência do utilizador disponibilizando-lhe listas de anúncios mais relevantes.
    • Usamos dados de sequência de cliques para monitorizar e apresentar a eficácia da execução da campanha aos nossos parceiros comerciais e para análise comercial interna.
    • Se decidir fornecer-nos a sua localização podemos utilizá-la para avaliar e monitorizar a sua interação com as bandas publicitárias de terceiros que colocamos nos nossos Serviços.

Processamos a informação supracitada baseados no nosso legítimo interesse em desenvolver atividades comerciais visando proporcionar-lhe Serviços que lhe podem interessar. Pode, especificamente, receber determinadas comunicações comerciais nossas:

  • pelos seus meios de comunicação preferidos, se nos pediu esta informação;
  • por email, relativamente a produtos e serviços similares se já utiliza os nossos Serviços ou adquiriu algum dos nossos produtos;
  • por telefone ou email se nos deu os seus contactos quando participou num passatempo ou promoção;
  • por telefone ou email se se registou para uma promoção.

Pode solicitar-nos, em qualquer altura, que deixemos de lhe enviar este tipo de comunicações comerciais, bastando para tal clicar no link para deixar de receber incluído no email que lhe enviámos ou alterando as definições de notificação na sua conta. 

Em casos diferentes dos supracitados, usaremos apenas o seu email e número de telemóvel para lhe enviar comunicações de marketing direto (por email, notificações estimulantes, SMS ou chamadas telefónicas) se nos tiver dado o seu consentimento para tal, ao assinalar a quadrícula relevante quando se registou nos nossos Serviços. Pode sempre mudar de ideias e retirar o seu consentimento, acedendo para tal, às definições de notificações da sua conta Mynextcar.pt.

  • Para lhe fornecer um serviço de apoio ao cliente de qualidade
  • Gravamos as suas conversas telefónicas com os membros da equipa de apoio ao cliente ou da equipa de vendas, dependendo do seu consentimento explícito.
  • Se concordar em participar em estudos de interação de clientes, ocasionalmente organizados pelo Mynextcar.pt, filmaremos a sua interação com a nossa equipa a fim de melhorar os nossos Serviços.

Processamos os dados pessoais supracitados para analisar mais profundamente a sua interação com a nossa equipa de relações com os clientes ou a de vendas (consoante for aplicável) e para melhorar a formar com os membros da nossa equipa servem os utilizadores.

Pode retirar o seu consentimento em qualquer altura e gratuitamente usando o nosso Formulário de Contacto.

5.              Como o informaremos sobre alterações na sua declaração de privacidade?

Podemos retificar e atualizar, de vez em quando, a declaração de privacidade. Informá-lo-emos sobre alterações materiais desta declaração de privacidade, conforme o caso, e consoante a lei aplicável, por exemplo colocando uma notícia destacada nos nossos Serviços ou enviando-lhe uma mensagem através dos nossos Serviços ou por email. Se não concorda com a forma como processamos os seus dados pessoais e com as escolhas que lhe disponibilizamos, pode encerrar a sua conta em qualquer altura, acedendo às definições da mesma e selecionando apagar conta.

6.              Os seus direitos

  • Direito de solicitar o acesso aos seus dados pessoais (habitualmente conhecido como "pedido de acesso aos dados"). Isto permite-lhe receber uma cópia dos dados pessoais que armazenamos sobre si e verificar que os processamos dentro da legalidade.
  • Direito a requerer a correção de qualquer dado que tenhamos acerca de si. Isto permite-lhe corrigir algum dado incompleto ou incorreto que tenhamos sobre si, embora possamos ter de verificar a exatidão dos novos dados que nos fornecer.
  • Direito de solicitar restrições de processamento dos seus dados pessoais. Assim, pode solicitar-nos que suspendamos o processamento dos seus dados pessoais nos seguintes cenários: (a) se pretende que retifiquemos os seus dados; (b) quando usamos ilegalmente os seus dados; (c) quando precisa que conservemos os seus dados, ainda que nós já não necessitemos deles, porque você pode precisar deles para garantir, exercer ou defender um direito legal; (d) quando contestou ou se opôs à a nossa utilização dos seus dados, contudo, verificaremos, nesse caso, se ainda temos uma base legal que permita que possamos utilizá-los.
  • Direito de solicitar o apagamento dos seus dados pessoais. Permite-lhe solicitar-nos que apaguemos ou eliminemos os seus dados pessoais, não havendo, da nossa parte, bons motivos para continuar a processá-los. Tem igualmente o direito de nos solicitar que apaguemos ou eliminemos os seus dados pessoais após ter exercido satisfatoriamente o seu direito de contestar o processamento (ver infra), no caso de termos processado a informação ilegalmente ou quando formos solicitados a apagar os seus dados pessoais no cumprimento da lei local. Tome nota, por favor, que, com determinadas finalidades e em determinadas situações previstas legalmente, poderemos ter obrigação legal de guardar os seus dados. 
  • Direito a opor-se ao processamento dos seus dados pessoais no caso de nos basearmos num interesse legítimo (ou no de um terceiro) e caso haja algo referente à sua situação particular que o faça opor-se ao processamento dos seus dados se considerar que tal processamento poderá ter impacto nos seus direitos, liberdades e garantias fundamentais. Nalguns casos, podemos demonstrar que temos fundamentos legítimos para processar a sua informação sem ultrapassar ou colidir com os seus direitos, liberdades e garantias. Tem ainda o direito de opor-se ao processamento dos seus dados para as finalidades de marketing Pode exercer o seu direito de oposição, dos seguintes modos, dependendo do tipo de processamento que deseja que nós cessemos:
    • para email de marketing, clique no link de anulação da subscrição dos nossos emails;
    • para SMS de marketing, aceda a notificações ou telefonemas, altere as suas definições de notificação da sua conta para deixar de receber.;
    • para cookies, clique em "deixar de receber" na sua plataforma de consentimento;
  • Direito a solicitar a transferência dos seus dados pessoais para si ou para terceiros. Disponibilizar-lhe-emos a si, ou um terceiro da sua escolha, os seus dados pessoais num formato eletrónico estruturado e comum. Salientamos que este direito aplica-se apenas a informação automática, a qual inicialmente nos permitiu utilizar, ou em casos em que a tenhamos utilizado para celebrar um contrato consigo.
  • Direito de retirar, em qualquer altura, o seu consentimento para o processamento dos seus dados pessoais. Isto não afeta a legalidade de qualquer processamento que tenhamos efetuado, baseados no seu consentimento anterior.

Habitualmente não é exigida qualquer taxa: Não terá de pagar qualquer taxa para aceder aos seus dados pessoais (ou para exercer qualquer outro direito). Contudo, poderemos cobrar uma taxa razoável se o seu pedido for nitidamente infundado, repetitivo ou excessivo. Por outro lado, nestas circunstâncias, poderemos recusar-nos a cumprir o seu pedido.

Tempo limite para responder: Tentamos responder a todos os pedidos legítimos no prazo de um mês. Por vezes, poderemos demorar mais do que um mês se o seu pedido for especialmente complexo ou tiver efetuado diversos pedidos. Neste caso, avisá-lo-emos e mantê-lo-emos informado.

Todavia, antes de reclamar junto da autoridade responsável pela proteção de dados, agradeceríamos a possibilidade de começar por avaliar as suas preocupações; dirija-se, por favor, ao nosso Serviço de Privacidade preenchendo o nosso Formulário de Contacto.

7.              Comunicação

Comunicaremos consigo por email ou SMS ou por notificação na aplicação relacionada com os nossos Serviços para validar a sua conta junto de nós, para informá-lo caso a sua lista de anúncios se tenha tornado ativa/expirado e para demais mensagens transacionais relacionadas com os nossos Serviços. Dado ser imperativo para nós fornecer-lhe estas mensagens transacionais poderá não conseguir deixar de receber este tipo de mensagens.

8.              Porque partilhamos os seus dados com outros?

Prestadores de Serviço Terceiros Usamos serviços de terceiros para nos ajudarem a disponibilizar determinados elementos dos nossos Serviços e para salvaguardar e monitorizar os nossos Serviços. Neste contexto, os seus dados pessoais podem ser partilhados com os seguintes destinatários ou categorias de destinatários:

Fornecedores publicitários e analíticos: A fim de melhorar os nossos Serviços, partilharemos por vezes as suas informações com prestadores analíticos, como a Google Analytics 360, os quais (i) nos ajudam a analisar de que modo as pessoas usam os nossos Serviços, visando melhorá-los e (ii) nos ajudam a fazer marketing e publicidade online, baseados nos interesses. Na maioria das vezes, partilhamos a sua informação com eles de forma inidentificável para monitorizar e avaliar a eficácia da campanha junto dos nossos parceiros e análise empresarial interna. Nesta informação costuma incluir-se uma cookie ID, um endereço IP (reduzido), o URL de referenciação, bem como informação sobre o navegador e o dispositivo. Através da análise da navegação nos nossos Serviços, por meio de cookies e com a ajuda de fornecedores analíticos, conseguimos compreender melhor a utilização dos nossos Serviços e melhorar o nosso produto e poderemos mostrar-lhe anúncios Mynextcar.pt mais relevantes quando visita outros websites. Com fins publicitários, associamo-nos a fornecedores de publicidade organizados nos termos do Interactive Advertising Bureau (IAB), a seguir enumerados: https://iabeurope.eu/vendor-list/. Podemos partilhar com os nossos parceiros publicitários a sua cookie ID (cookies principais e de terceiros) que nos permitem mostrar-lhe anúncios de terceiros mais relevantes nos nossos Serviços, com base na sua navegação fora dos nossos Serviços. Para controlar e gerir as definições publicitárias pode aceder às definições de cookies através de um link no rodapé do nosso website

Qualquer partilha de dados pessoais entre Empresas do Grupo Mynextcar.pt serão sempre sujeitas às garantias, as quais expressámos num acordo interno de transferência de dados entre Empresas do Grupo Mynextcar.pt. Este acordo define claramente os direitos e obrigações de todas as Empresas do Grupo Mynextcar.pt para garantir medidas técnicas e organizacionais adequadas, visando proteger os seus dados pessoais.

Fusões e Aquisições: Se (parte do) nosso negócio ou dos nossos recursos forem reorganizados, vendidos, transferidos ou incorporados noutros negócios, os seus dados pessoais serão divulgados e transferidos para os novos proprietários do negócio.  Nestes casos, agiremos em conformidade com a lei, o que pode incluir notificá-lo e permitir-lhe escolher se pretende ou não continuar a utilizar os nossos Serviços.

Autoridades de aplicação das leis, reguladores e outros: Podemos divulgar os seus dados pessoais ao serviço responsável pela aplicação da lei, reguladores, organismos do estado ou públicos e demais terceiros relevantes, no cumprimento de requisitos legais ou regulamentares.

Informação pública disponível: Quando publicar um item para venda utilizando os nossos Serviços pode optar por tornar visíveis determinadas informações pessoais aos outros utilizadores do Mynextcar.pt. Podem incluir o seu nome próprio e apelido, email, a sua localização e número de contacto. Lembre-se de que qualquer informação que forneça a outros utilizadores pode ser sempre partilhada por eles com outras pessoas, por isso seja discreto a este respeito.

Utilizadores dos nossos Serviços atuando como Vendedores, que utilizem a funcionalidade ou serviço “Conheça o Comprador”: quando, utilizando os nossos Serviços enquanto  Comprador Potencial, interage ou tem um comportamento  ativo com qualquer um dos Anúncios publicados, através de uma das seguintes formas:  (i) uma mensagem é enviada ao Vendedor através do Formulário de Contato ou (ii) o número de telefone é revelado ao Vendedor, se for incluído no anúncio, ou (iii) fazendo uma chamada telefónica ao Vendedor, ou (iv) o anúncio do Vendedor tenha sido por si adicionado à sua lista de anúncios guardados ou favoritos.

Nestas situações, mostraremos o perfil de Comprador Potencial ao Vendedor, transmitindo as seguintes informações sobre a sua atividade de navegação nos nossos serviços:

- o seu endereço de correio eletrónico;

- o seu número de telefone, caso tenha decidido torná-lo público;

- informação sobre a localização aproximada;

- o objetivo principal do contato (conforme descrito nas opções do formulário de contato);

- certas informações sobre a sua atividade nos últimos seis (6) meses sobre os nossos Serviços, ou seja: (i) marca e modelo veículo procurado, (ii) intervalo de preço selecionado, (iii) idade do veículo desejado, (iv) quilometragem do veículo desejado, (v) tipo de combustível, (vi) outras informações que reflitam os seus interesses na compra, tais como se está interessado num financiamento.

Sem prejuízo do disposto nos parágrafos anteriores, a disponibilização dos dados ao Vendedor referidos na cláusula 8 ocorre apenas se o Comprador Potencial proactivamente estiver conectado na sua conta do site Mynextcar.pt, e ao pesquisar os Anúncios, interage ou tem um comportamento ativo com qualquer um dos Anúncios publicados, através de uma das formas acima descritas. Na ausência de interação ou comportamento ativo conforme anteriormente descrito, os dados referidos na cláusula 8 não são serão disponibilizados.

9.              Transferências internacionais

Sempre que transferimos os seus dados pessoais para fora da EEE garantimos que um grau de proteção similar lhe é atribuído através da implementação de, pelo menos, uma das seguintes garantias:

Pode receber uma cópia de garantias relevantes e implementadas contactando-nos usando o nosso Formulário de Contacto.

10.          Onde armazenamos os seus dados e por quanto tempo?

Os dados que recolhemos sobre si serão armazenados e processados dentro bem como fora do EEE, em servidores seguros, a fim de fornecer a melhor experiência possível ao utilizador. Por exemplo, para o desenvolvimento rápido de um website ou de uma aplicação móvel: Os dados dos utilizadores do Mynextcar.pt no EEE são armazenados em servidores na nuvem disponibilizados por Amazon Web Services, Inc., localizados em Dublin, Irlanda.

Guardaremos apenas os seus dados pessoais enquanto for necessário para satisfazer os objetivos para os quais os recolhemos, incluindo o objetivo de satisfazer qualquer requisito legal, fiscal e contabilístico ou de prestação de informações.

Para identificar o período adequado de retenção de dados pessoais, avaliamos ovolume, natureza e sensibilidade dos dados pessoais, o potencial risco de dano por utilização ou divulgação não autorizada dos seus dados pessoais, os objetivos que nos levam a processar os seus dados pessoais e se podemos alcançar os mesmos por outros meios, e a legislação em vigor.

Guardamos os dados pessoais relacionados com a sua conta enquanto for um utilizador registado ou até ter apagado a sua conta; em qualquer dos casos, garantimos que os seus dados são apagados sem atraso injustificado e tão rapidamente quanto tecnicamente exequível. Dependendo do Serviço que utilizar e do sistema em que os seus dados são armazenados, a eliminação dos seus dados pode levar um período máximo de 3 meses a partir da data do seu período. Durante este período, o acesso aos seus dados será restringido ou bloqueado imediatamente.

Se não houver atividade na sua conta por um período superior a 24 meses, fechamos a sua conta em conformidade com os nossos Termos de Utilização e apagamos todos os dados pessoais da sua conta, o que significa que deixará de poder aceder-lhe ou utilizá-la. Todavia, não encerraremos a sua conta nem apagaremos os seus dados se tiver alguma transação pendente ou tiver direito a um reembolso de verbas creditadas na sua conta, quer por si próprio quer por nós. Antes de encerrar a sua conta, informá-lo-emos para lhe dar oportunidade de manter a sua conta ativa, podendo, por exemplo, iniciar sessão na mesma.

Após o encerramento da sua conta podemos guardar determinados dados na medida em que sejam necessários para: (i) satisfazer as nossas obrigações legais tais como impostos, contabilidade e auditorias ou (ii) para decidir um processo ou litígio judicial ou no cumprimento do pedido de uma autoridade, relacionado, por exemplo, com a aplicação da lei. Guardaremos apenas os dados relevantes para tais propósitos, os quais apagaremos assim que os períodos de retenção aplicável ou de limitação estatutária expirarem ou assim que o objetivo legal for satisfeito.

Para efeitos da segurança do cliente e prevenção da fraude podemos guardar determinados dados relativos à sua conta encerrada, tais como as suas listas de anúncios, o seu endereço IP, informação de moderação e informação sobre a experiência do utilizador, por um período máximo de 14 meses após o encerramento.

Os dados pessoais relacionados com cookies são armazenados pelo período correspondente ao ciclo de vida do tipo de cookie ou até serem apagados por si. Pode obter mais informação na nossa Politica sobre Cookies e Tecnologias Similares.

Caso tenha alguma dúvida relacionada com o período de retenção dos seus dados, agradecemos que nos contacte preenchendo o nosso Formulário de Contacto.

11.          Links para websites de terceiros

Os nossos Serviços podem conter links para websites ou aplicações de terceiros. Se clicar num desses links lembre-se, por favor, de que cada um tem uma política de privacidade própria. Não controlamos esses websites/aplicações nem somos responsáveis por essas políticas. Ao abandonar os nossos Serviços, incentivamo-lo a ler a declaração de privacidade de cada website que visitar.

12.          Autoridade de Proteção de Dados

Em caso de reclamação sobre proteção de dados, pode contactar a autoridade responsável pela proteção de dados. Pode exercer este direito contactando a autoridade da sua área de residência ou local de trabalho ou da localidade do responsável pelo tratamento dos dados.

No caso de Portugal, a autoridade responsável pela proteção de dados relevante é:

CNPD - Comissão Nacional de Proteção de Dados, com sede na Rua de São Bento, nº 148 - 3º, 1200-821 Lisboa

Telefone +351 213928400; Fax: +351213976832

Website http://www.cnpd.pt

No caso de processamento de dados transfronteiriços a nossa autoridade de supervisão é a Dutch Data Protection Authority, nos Países Baixos.

The Dutch Data Protection Authority

Autoriteit Persoonsgegevens

PO Box 93374

2509 AJ Den Haag

Países Baixos